Crédito fica mais caro com aumento da Selic e do IOF, mas fintechs podem ajudar empresas

Além do recente aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), outros fatores vêm contribuindo para o encarecimento do crédito no mercado. A Selic (a taxa básica de juros que baliza o custo do crédito no país), por exemplo, mais que dobrou do início do ano para cá – está agora em 6,25% ao ano; quando 2021 começou, estava em 2%. De 20 de setembro até 31 de dezembro deste ano, pessoas físicas e jurídicas vão pagar mais pelo crédito, com um IOF maior e com juros maiores, que podem subir ainda mais.

Há, no entanto, como escapar dessas “mordidas” do fisco e dos grandes bancos. Uma linha de antecipação de recebíveis criada pela fintech Roit Bank, com R$ 100 milhões disponíveis, é totalmente isenta do imposto e conta com taxas de juros muito inferiores à dos bancos, por conta de recursos de investidores profissionais e do uso da tecnologia de ponta, que torna as operações mais baratas e seguras.

A linha de crédito é na modalidade Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, conhecida no mercado pela sigla FIDC. Esta modalidade já era e continua sem incidência de IOF. O que é uma vantagem e tanto, já que a taxa de imposto cobrado em outras operações aumentou de 1,5% para 2,4% para pessoas jurídicas, e de 3% para 4,08%, para pessoas físicas.

Além da isenção do IOF, a antecipação de recebíveis criada pelo Roit Bank pratica juros menores do que aqueles dos bancos convencionais, ressalta o fundador e CEO da instituição, Lucas Ribeiro. Ocorre que a oferta de crédito é feita atendendo às especificidades de cada caso, portanto, de acordo com as efetivas necessidades e potencialidades de cada situação, com o formato de crédito “risco sacado”, ou seja, o cliente permite a antecipação aos seus fornecedores, o que lhe garante mais prazo para pagamento, fluxo de caixa e menor endividamento.

Essa operação de crédito é muito mais barata, porque se utiliza de uma solução tecnológica totalmente integrada com documentos fiscais de serviços tomados e mercadorias adquiridas pela empresa, conectada ao seu ERP (software de gestão), utilizando robotização e inteligência artificial. A plataforma – chamada de Portal do Fornecedor – foi desenvolvida pelo Roit Bank e integra os processos automatizados de gestão contábil, fiscal e financeira das empresas clientes do Roit Bank e dos fornecedores dessas empresas.

“Por meio da versão ‘White-label’, cria-se um canal único e automatizado, de relacionamento completo das empresas com seus fornecedores – desde ordens de compra, emissão e gestão de notas fiscais, comunicação ampla com as áreas e requisitantes, até todo o fluxo de antecipação e pagamento”, destaca Lucas Ribeiro. “Com isso, temos o recurso necessário para apoiarmos ainda mais nossos clientes e seus fornecedores, com geração saudável de caixa”, pontua.

Em uma primeira fase, a previsão é a de antecipação de pelo menos R$ 100 milhões, reitera Lucas Ribeiro. O presidente da Quasar Flash, Carlos Maggioli, também ressalta a importância da plataforma na promoção de crédito mais barato – e para empresas dos mais variados portes. A Quasar Flash é uma fintech especializada em concessão de créditos.

“A antecipação de recebíveis se torna uma opção de crédito acessível, ainda mais em um momento em que o mercado enfrenta uma fase de encarecimento dos empréstimos. A parceira com o Roit Bank, para aplicação dos nossos fundos no Portal do Fornecedor, vai viabilizar que fornecedores de todos os tamanhos tenham acesso rápido e barato ao crédito”, afirma Maggioli.

Outra taxa importante – a de juros de longo prazo (TJLP) – está em patamar menor (3,28%), contudo, a esta se acrescenta a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA acumulado em 12 meses (encerrados em agosto) está em 9,68%.

Para a economista Thaís Carneiro, CSO do Roit Bank, a antecipação de recebíveis do Portal do Fornecedor “é uma nova solução para potencializar a comunicação com os fornecedores, e isso traz ainda mais velocidade e segurança nos lançamentos fiscais e na contabilização. Além disso, de forma transparente e fácil, viabiliza o acesso a produtos financeiros do Roit Bank”.

A Esteira Mágica, principal solução de IA (inteligência artificial) e RPA (robotic process automation) do Roit Bank, vem obtendo reconhecimento de sua eficiência e inovação no mercado. Foi, inclusive, premiada duas vezes internacionalmente, por sua disrupção e amplitude de alta tecnologia.

Mais informações sobre o Roit Bank e a Esteira Mágica em: https://www.roit.com.br
Mais informações sobre a Quasar Flash em: https://www.qflash.com.br

Deixe uma resposta