Posted on

Aula de percussão em Aracati_Foto_Marta MouraO projeto Um Toque de Vida realiza a sua segunda edição, levando o ensino de música aos jovens carentes das cidades de Aracati e Maranguape em aulas gratuitas de percussão e violão.

A música como meio transformador de vidas. É com esta perspectiva que a segunda edição do projeto Um Toque de Vida vem contribuindo para a formação musical e social de jovens carentes dos municípios de Aracati e Maranguape.

Os alunos oriundos de escolas públicas participam de aulas gratuitas de percussão e violão. Totalizando 150 horas de aula. Os instrumentos são cedidos pelo projeto, que este ano tem como patrono o músico cearense Manassés de Sousa. Na edição 2014, realizada nas cidades de Sobral, Tauá e Iguatu, teve como patrono o cantor norte-americano Billy Paul.

Em Maranguape as aulas de violão ocorrem em uma escola pública no distrito de Columinjuba e atingem diretamente 12 alunos e indiretamente mobiliza os moradores da região de Penedo, Jardim, Ladeira Grande, Lajes e Vila Nova. As pessoas dessas comunidades participam como colaboradores, algumas vezes como ouvintes nas aulas e fora do horário do curso, para não prejudicar o desempenho dos alunos, aprendem um pouco sobre musicalização.

Em Aracati, as aulas são realizadas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Nossa Senhora de Lourdes, tendo 10 alunos de percussão e também tem grande participação da comunidade local.

O projeto Um Toque de Vida se define não somente na realização de aulas e sim na socialização através da música.

“O objetivo não é a formação de músicos e sim promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística”, destaca  Leonardo Rocha, músico e coordenador do projeto.

O projeto Um Toque de Vida se define não somente na realização de aulas e sim, na socialização através da música.

Ao final dos cursos os instrumentos serão doados a uma instituição sem fins lucrativos, localizada nos municípios onde foram realizadas as aulas. A edição 2015 finaliza no início de junho.

O projeto Um Toque de Vida II é realizado pela Modo Maior Projetos Culturais.  Projeto apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Coelce. abril, a taxa foi 0,69%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>